Psittacus

TAREFA PARA ALUNOS DA 1A. SÉRIE – FUNÇÕES DA LINGUAGEM

Exercícios sobre Funções da Linguagem

> PARA SUAS RESPOSTAS, UTILIZE CANETA AZUL OU PRETA

> Coloque na folha de caderno o seu nome completo, seu número e a sua série.

ATENÇÃO! Numere cada questão e APENAS coloque sua resposta, não é necessário copiar  o texto e/ou as alternativas.

Dê respostas claras e abrangentes – explique, use sua comunicação.

ATENÇÃO! GABARITO – 1 A  /  2- C  /  3- A  /  4- D  /  5- E

TEXTO I

Mulher Assassinada

Policiais que faziam a ronda no centro da cidade encontraram, na madrugada de ontem, perto da Praça da Sé, o corpo de uma mulher aparentando 30 anos de idade. Segundo depoimento de pessoas que trabalham em bares próximos, trata-se de uma prostituta conhecida como Poe Nenê. Ela foi assassinada a golpes de faca. A polícia descarta a hipótese de assalto, pois sua bolsa, com a carteira de dinheiro, foi encontrada junto ao corpo. O caso está sendo investigado pelo delegado do 2º distrito policial.

TEXTO II

Pequena Crônica Policial

Jazia no chão, sem vida,

E estava toda pintada!

Nem a morte lhe emprestava

A sua grave beleza…

Com fria curiosidade,

Vinha gente a espiar-lhe a cara,

As fundas marcas da idade,

Das canseiras, da bebida…

[…]

Sem nada saber da vida,

De vícios ou de perigos,

Sem nada saber de nada…

Com sua trança comprida,

Os seus sonhos de menina,

Os seus sapatos antigos!

Mário Quintana – Prosa & Verso

  1. Os textos I e II trazem certa semelhança entre si. O que há de semelhante nos textos acima?

ⓐ A temática.

ⓑ A organização da linguagem.

ⓒ A forma de abordagem ao tema.

ⓓ A intenção discursiva.

ⓔ O posicionamento do narrador diante a matéria narrada.

 

Explique a sua escolha: ………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

  1. Que aspectos distinguem os textos I e II, a partir da análise dos mesmos, considerando sua linguagem?

ⓐ denotação – função referencial (texto II).

ⓑ função poética – ênfase no assunto (texto II).

ⓒ criatividade linguística – função poética (texto II).

ⓓ ênfase na mensagem – função referencial (texto I).

ⓔ texto jornalístico – Ênfase no leitor (texto I).

 

Explique sua escolha: …………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

 

 

TEXTO III

Nova Poética

Vou lançar a teoria do poeta sórdido.

Poeta sórdido:

Aquele em cuja poesia há a marca suja da vida.

Vai um sujeito,

Saí um sujeito de casa com a roupa de brim branco

muito bem engomada, e na primeira esquina passa um

caminhão, salpica-lhe o paletó ou a calça de uma nódoa de lama:

É a vida

O poema deve ser como a nódoa no brim:

Fazer o leitor satisfeito de si dar o desespero […]

Manuel Bandeira

  1. As funções de linguagem predominante no Texto III são:

ⓐ Poética e metalinguística.

ⓑ Conativa e referencial.

ⓒ Referencial e emotiva.

ⓓ Metalinguística e conativa.

ⓔ Emotiva e referencial.

 

Explique com suas palavras o porquê da resposta apontada. Para isso, leia e releia o texto, encontre nele a sua resposta:

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

4.Leia o texto e assinale a alternativa correta:

 

A um passarinho

Para que vieste

Na minha janela

Meter o nariz?

Se foi por um verso

Não sou mais poeta

Ando tão feliz!

Se é para uma prosa

Não sou Anchieta

Nem venho de Assis

Deixe-te de histórias

Some-te daqui.

Vinícius de Morais

Quanto à análise do texto acima, pode-se afirmar que:

ⓐ A facilidade com que se pode reconstruir o fato narrado e as informações precisas veiculadas pelo texto provam a não existência de elementos ficcionais; a função de linguagem predominante é a referencial.

ⓑ No quinto verso, o próprio autor esclarece que seu texto não tem caráter poético, o que lhe confere a função metalinguística da linguagem.

ⓒ Apesar de escrito em versos, o texto acima não é literário, porque, nos dois últimos versos, o autor diz claramente não querer contar histórias, neles, ocorre a função apelativa ou conativa, própria da linguagem de propaganda.

ⓓ Embora haja referência a dados concretos da realidade circundante, o texto é literário, uma vez que, a par de exemplos de função emotiva e conativa, a criatividade linguística dá o tom do texto e confere a função poética como predominante.

ⓔ No sétimo verso, o próprio autor esclarece que seu texto não está escrito em prosa; é, portanto, um texto não literário.

 

Justifique com sua palavras o porquê da resposta:

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

 

5.Assinale a alternativa que traz função fática:

ⓐ “O homem letrado e a criança eletrônica não mais têm linguagem comum.” (Rose-Marie Muraro)

ⓑ “O discurso comporta duas partes, pois necessariamente importa indicar o assunto de que se trata, e em seguida a demonstração. (…) A primeira destas operações é a exposição; a segunda, a prova.” (Aristóteles)

ⓒ “Amigo Americano é um filme que conta a história de um casal que vive feliz com o seu filho até o dia em que o marido suspeita estar sofrendo de câncer.”

ⓓ “Se um dia você for embora

Ria se teu coração pedir

Chore se teu coração mandar.”

(Danilo Caymmi & Ana Terra)

ⓔ “Olá, como vai? Eu vou indo e você, tudo bem?

Tudo bem, eu vou indo em pegar um lugar no futuro e você?

Tudo bem, eu vou indo em busca de um sono tranquilo…”

(Paulinho da Viola)

 

Justifique com suas palavras a resposta para esse exercício:

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