Psittacus

TAREFA 9 – 2ª SÉRIE

Aluno(a) …………………………………………………………..  No. ………  2ª. série ……..


TAREFA 9


Funções do QUE


01-   Esposamos a ideia de que os sofrimentos atuais possuem uma significação que transcende a crise civilizacional ?    Com relação à frase transcrita, analise as afirmativas a seguir:


 


I. O primeiro que é uma conjunção integrante e serve para articular um complemento oracional ao substantivo abstrato ideia.


II. O segundo que é um pronome interrogativo cujo uso se justifica em razão da seguinte pergunta: que significação transcende a crise civilizacional?


III. As duas ocorrências de que promovem a estruturação do período composto, já que introduzem a oração subordinada substantiva e a subordinada adjetiva, respectivamente.


Assinale:


(A) se somente a afirmativa I estiver correta.


(B) se somente a afirmativa II estiver correta.


(C) se somente a afirmativa III estiver correta.


(D) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.


(E) se todas as afirmativas estiverem corretas.


 


02- Considere o texto abaixo para responder à questão a seguir:


De teor histórico-filosófico, os livros de M. Foucault investigam, em determinadas sociedades e em determinados períodos, quais os modos efetivos e historicamente variáveis de produção de verdade. Uma consideração que(1) se estende para a sociedade moderna, a partir das suas instituições, diz respeito ao que(2) podemos identificar como o traço fundamental, comum a todas elas e que(3), certamente, é aplicável a toda sociedade. Trata-se do princípio da visibilidade. A um tempo global e individualizante, a visibilidade constitui uma espécie de princípio de conjunto. À primeira vista sinal de transparência e de revelação da verdade, pode-se, contudo, questionar se o gesto de mostrar-se, de deixar-se ver, significaria uma postura despojada de desvelamento da verdade de cada um ou se o desnudamento de si mesmo não seria uma injunção, se a exposição de si não encobriria uma certa imposição decorrente das regras que(4) regem nosso modo de produção da verdade. Acrescentemos que(5) a investigação que(6) quer melhor compreender nossa época não pretende apenas situá-la pela sua diferença com o que(7) a precede, mas também, e, sobretudo, instigar mudanças que(8), a partir e do interior do nosso presente, possam inaugurar perspectivas outras na direção do que(9) está por vir.


(Salma T. Muchail, A produção da verdade. Filosofia especial, n. 08, p. 7, com adaptações)


 


No desenvolvimento do texto, a classificação das nove ocorrências de QUE, é:


01-   ………………………………………….


02-   ………………………………………….


03-   ………………………………………….


04-   ………………………………………….


05-   ………………………………………….


06-   ………………………………………….


07-   ………………………………………….


08-   ………………………………………….


09-   ………………………………………….


SONHOS, OUSADIA E AÇÃO


Albert Einstein (1879-1955), físico alemão famoso por desenvolver a Teoria da Relatividade, mencionou, durante sua vida, várias frases famosas. Uma delas é: Nunca penso no futuro. Ele chega rápido demais. Para um gênio como Einstein que(1) vivia muito à frente de sua época, tal frase poderia ter certo sentido. Mas também deixa claro que(2) sua preocupação era agir no presente, no hoje, e as consequências dessas ações seriam repercutidas no futuro.


Ainda utilizando frases do físico, mais uma vez ele quebra um paradigma quando cita: A imaginação é mais importante do que(3) o conhecimento. Os céticos podem insistir em afirmar que(3) o mais importante é adquirir conhecimento. No entanto, sem a criatividade nascida de uma boa imaginação, de nada adianta possuir conhecimento se você não tem curiosidade em ir além.


O conhecimento é muito importante para validar a criatividade e colocá-la em prática, mas antes de qualquer ação existiu a imaginação, um sonho que(4) aliado ao conhecimento e habilidades pode transformar-se em algo concreto. Já a imaginação criativa, sem ações, permanece apenas como um sonho.


Ainda à frente de sua época e indiretamente colaborando para os dias atuais, Einstein mais uma vez apresenta uma citação interessante: no meio de qualquer dificuldade encontra-se a oportunidade. Ou seja, mesmo em meio a uma crise, podemos encontrar oportunidades. Oportunidades aos empreendedores, aos inovadores, às pessoas e empresas que(5) tiverem atitude e criatividade, que(6) saiam da mesmice, que(7) não se apeguem a fatos já conhecidos, mas busquem o novo, o desconhecido.


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03) Classifique cada QUE, presente no trecho:


01-   ……………………………………


02-   ……………………………………


03-   ……………………………………


04-   ……………………………………


05-   ………………………………….


06-   …………………………………


07-   …………………………………


 


04) Vê-se, pois, que o plano ético permeia todas as ações humanas.


Com relação à frase transcrita e a análise sintática tradicional, considere as afirmativas a seguir.


I. O vocábulo que é uma conjunção integrante e presta-se a articular a oração subjetiva ao núcleo verbal que a subordina.


II. A forma verbal vê-se está na voz ativa e seu sujeito recebe a classificação de sujeito indeterminado.


III. O período estrutura-se por coordenação, sendo a segunda oração coordenada sindética conclusiva introduzida pela conjunção pois.


Assinale:


(A) se somente a afirmativa I estiver correta.


(B) se somente a afirmativa II estiver correta.


(C) se somente a afirmativa III estiver correta.


(D) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.


(E) se todas as afirmativas estiverem corretas.