Psittacus

TAREFA 15 – 1A. SÉRIE – PREPOSIÇÃO – ADVÉRBIO – VERBO

Aluno(a) ……………………………………………………………………………………  No……  1ª. Série ……

TAREFA 15

01- Assinale a alternativa que indica corretamente o valor semântico das preposições em destaque nas frases:

  1. Ele sempre cuidou da família com muita dedicação.
  2. Com a doença do pai, ela voltou para a cidade natal.
  3. Desde pequenos, os príncipes eram preparados para a liderança.
  4. A pequena casa de madeira foi destruída machado.
  • a) modo – companhia – modo – modo
  • b) causa – modo – finalidade – instrumento
  • c) modo – modo – causa – causa
  • d) modo – causa – finalidade – instrumento
  • e) companhia – causa – semelhança – modo

02- (Fuvest – SP) O segmento em que a preposição destacada estabelece uma relação de causa é:

  • a) A carruagem parou ao pé de uma casa amarelada.
  • b) A escada, de degraus gastos, subia ingrememente.
  • c) No patamar da sobreloja, uma janela com um gradeadozinho de arame […]
  • d) […] uma janela com gradeadozinho de arame, parda do pó acumulado…
  • e) […] coava a luz suja do saguão.

 

03- Assinale a alternativa que indique a definição correta de preposição:

  • a) Preposição é a palavra invariável que liga duas outras palavras, estabelecendo entre elas determinadas relações de sentido e de dependência.
  • b) Preposição é a palavra invariável que liga duas orações ou duas palavras de mesma função em uma oração.
  • c) Preposição é a palavra ou conjunto de palavras que exprimem sentimentos, emoções e reações psicológicas.
  • d) Preposição é a palavra cuja função principal é indicar o posicionamento, o lugar de um ser, relativamente à posição ocupada por uma das três pessoas gramaticais.
  • e) Preposição é a palavra que exprime uma quantidade definida, exata de seres (pessoas, coisas etc.), ou a posição que um ser ocupa em determinada sequência.

“Moleque, não confunda cadeira de balanço com cadeira do balanço!”

04-Na passagem acima, a preposição “de” em “cadeira de balanço” assume o valor semântico de:

  • a) causa
  • b) instrumento
  • c) finalidade
  • d) modo
  • e) tempo

05- SUBLINHE OS ADVÉRBIOS E CLASSIFIQUE-OS:

Você chegou cedotempo

Ela não está bem de saúde hoje. modo

Meus tios moram perto de você. lugar

Saiu repentinamente da reunião e não se justificou. modo

Talvez chegue a tempo para assistir ao casamento. dúvida

Sim, eu vi tudo. afirmação

Ela estava muito triste. intensidade

06- IDENTIFIQUE, NAS FRASES ABAIXO, SE A PALAVRA DESTACADA É ADJETIVO OU ADVÉRBIO:

a) As crianças vão melhor, obrigada. Já estão sem febre. ADVÉRBIO

b) O molho de tomate está melhor agora, mais saboroso, você não acha? ADJETIVO

c) Ana, Carla, Joana e Rose são as melhores amigas que tenho. ADJETIVO

d) Visitei-os ontem e encontrei-os pior, mais abatidos e aflitos. ADVÉRBIO

e) Tente elaborar outro plano, porque este apresentou os pioresADJETIVO

07- RELACIONE AS COLUNAS INDICANDO A RELAÇÃO EXPRESSA PELA PREPOSIÇÃO EM DESTAQUE:

a) O sacerdote falou da   fraternidade                                      (    D    ) matéria

b) A criança estava trêmula de    frio.                                       (    N   ) distância no espaço

c) As tulipas vêm da     Holanda                                               (   H    ) meio

d) Ganhou uma correntinha de   ouro.                                      (   A    ) assunto

e) Agiu contra    a vontade.                                                      (   E    ) direção contrária

f) Esta é a casa de meu pai.                                                     (   L   ) instrumento

g) Os livros estão sobre a mesa da  sala.                               (   B    ) causa

h) Vim de ônibus.                                                                     (    G   ) lugar

i) É uma pessoa rica de  sabedoria                                        (   F    ) posse

j) Como é teimoso! Saiu ao avô.                                             (   M    ) fim

l) Redigiu os artigos a lápis.                                                    (   J    ) conformidade

m) Saíram para pescar bem cedinho.                                    (   I    ) delimitação

n) Daqui a dois quilômetros há um bar.                                  (   C    ) origem

08- COMPLETE OS ESPAÇOS COM A FORMA VERBAL SOLICITADA ENTRE PARÊNTESES:

a) Se não EXISTISSE tantas injustiças, não HAVERIA tantas crises sociais. (existir: pret.imperf.subj. / haver: fut.do pretér.)

b) Com a natureza não VALEM artimanhas. (valer – presente do indicativo)

c) Se lhe INTERESSAR, dar-lhe-ei os respectivos nomes. (interessar – futuro do subjuntivo)

d) Sugeri-lhes que REQUERESSEM um reexame da prova. (requerer – pret. Imperf. Subjuntivo)

e) Quando vocês REVIREM o texto, prestem atenção ao ritmo da frase. (rever – fut.subj.)