Psittacus

TAREFA 14 – 1A. SÉRIE – SETEMBRO

Aluno(a) ………………………………………………………………………………  No…..   1ª. Série  ……

TAREFA 14

 

OBSERVAÇÃO – Os sinais gráficos, em Língua Portuguesa, orientam a leitura e a escrita da nossa comunicação. O texto abaixo está desprovido de qualquer indicação (acentos gráficos, til, cedilha…). Coloque-o dentro dos padrões da norma culta.

Imoral e Engorda

O Rei estava certo quando disse que tudo o que ele gosta e imoral, ilegal ou engorda. Comida gostosa, mas gostosa mesmo, viciante, so e boa porque e calorica – os aspargos que nos perdoem, mas gordura e acucar sao fundamentais. Nao para a saude, mas para o cerebro. Ele gosta mesmo e de porcaria. Nosso cerebro nos recompensa com doses de dopamina cada vez que comemos algo bem calorico, energetico. E que no passado isso era questao de sobrevivencia – havia pouca comida disponivel, entao quanto mais calorica ela fosse, melhor. A massa cinzenta da essa mesma recompensa dopaminica depois do sexo ou de drogas pesadas. Por isso mesmo basta experimentar qualquer uma dessas coisas uma unica vez para ter vontade de repetir. Com comidas energeticas, recheadas de carboidratos ou gorduras, nao e diferente, voce sabe. E impossivel comer um so. […]

Ontem mesmo era 1960, o mundo tinha 3 bilhoes de habitantes e uma certeza: estavamos a beira de um colapso. Mais um pouco e nao teria comida para todo mundo. Mas nao. Chegamos a 6,5 bilhoes de pessoas gracas justamente a globalização dos fertilizantes e da comida industrializada – a producao em massa barateou os alimentos.

Esse boom alimenticio ficou conhecido como Revolucao Verde. Agora, precisamos de mais revolucoes. Uma, a da conscientizacao sobre os perigos do fast food e da comida processada, ja comecou. E a ciencia tem feito seu papel tambem, pesquisando alternativas que vao de plantas geneticamente modificadas que dispensam fertilizantes e pesticidas ate carne de laboratorio – um meio de entregar proteinas sem o intermedio de animais.

Seria uma especie de segunda Revolucao Industrial da comida. Nao sabemos como nem quando ela vai acontecer. Mas ha uma certeza: nao podemos ser bestas de esperar pelo colapso. […]

CARMELLO, C.; AXT, B.; SKLARZ, E.; VERSIGNASSI, A. O lado escuro da comida. Revista Superinteressante. Abril: dez./2010. Fragmentos adaptados.