Psittacus

TAREFA 11 – 2a. SÉRIE – AGOSTO – GABARITADA

Aluno(a) ………………………………………………………………………………  No.  …..  2ª. série …..

TAREFA 11

O1- Que fenômeno semântico ocorre em cada uma das propostas abaixo?

  1. Paulo é que foi pescar no Pantanal. CLIVAGEM
  2. O Olavo veio ao colégio, vai chover hoje. ANACOLUTO
  3. Creio que até o diretor da escola participará do campeonato. FOCALIZADOR
  4. Gosto de tomate; jiló é que é bom para o coração. .CLIVAGEM
  5. O inferno, esqueçamo-lo o quanto antes. OBJETO PLEONÁSTICO
  6. Zeca esqueceu o controle. O controle está esquecido. VOZ PASSIVA
  7. Bolt é o que chamam de raio das pistas. PSUDOCLIVAGEM
  8. Eu estava na praia até há pouco. Até há pouco, eu estava na praia.TOPICALIZAÇÃO
  9. Só o amor constrói. FOCALIZADOR
  10. O livro, eu não quero mais. ALÇAMENTO
  11. Ela apenas chorava. FOCALIZADOR
  12. Lançou novo livro o nosso escritor gaúcho. ALÇAMENTO
  13. Apenas um pedido ela fez: ganhar uma medalha. .ANACOLUTO

 

MOSTRE QUE SUA MEMÓRIA É MELHOR QUE A DE COMPUTADOR E GUARDE ESTA CONDIÇÃO: 12 X SEM JUROS.

Campanha publicitária de loja de eletrônicos. Revista Época. Nº 424, 03 jul. 2006

02- Ao circularem socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem, assumindo configurações específicas, formais e de conteúdo. Considerando o contexto em que circula o texto publicitário, seu objetivo básico é

A) influenciar o comportamento do leitor por meio de apelos que visam à adesão ao consumo.

B) definir regras de comportamento social pautadas no combate ao consumismo exagerado.

C) defender a importância do conhecimento de informática pela população de baixo poder aquisitivo.

D) facilitar o uso de equipamentos de informática pelas classes sociais economicamente

E) questionar o fato de o homem ser mais inteligente que a máquina, mesmo a mais moderna.

03- Sobre o texto publicitário propaganda, é correto afirmar:

A) Apenas o texto não verbal é responsável pela persuasão.

B) Quanto maiores as frases, mais convincente será o anúncio.

C) Toda propaganda tem como proposição básica uma destas intenções: vender um produto ou conscientizar sobre um tema social.

D) O texto publicitário não é, necessariamente, argumentativo.

E) O público-alvo não é um elemento decisivo na elaboração de uma propaganda.

 

04- Analise as afirmações e assinale a alternativa correta.

I- Um dos recursos da linguagem utilizados para persuadir o interlocutor é o modo verbal imperativo.

II- Slogan é a frase que resume a imagem que o publicitário deseja firmar no mercado sobre a identidade do produto.

III- Uma das figuras de linguagem mais utilizadas em propagandas é a metáfora.

A) Apenas a alternativa I.

B) Apenas a alternativa II.

C) Apenas a alternativa III.

D) Nenhuma alternativa está correta.

E) Todas as alternativas estão corretas.

05- Passe para a voz passiva analítica:

A) O texto assustava os pobres candidatos.

Os candidatos eram assustados pelo texto.

B) Eu o encontrei na praia.

Ele foi encontrado por mim na praia.

C) Boa parte dos candidatos não tinham jogado a sorte ao léu.

A sorte ao léu não tinha sido jogada por boa parte dos candidatos.

D) Os funcionários esqueceram as instruções dos gerentes.

As instruções do gerente foram esquecidas pelos funcionários.

06- Passe para a voz ativa:

A) Nossa escola foi roubada no final de semana.

No final de semana, roubaram nossa escola.

B) Boa parte dos alunos tinha sido enganada pela proposta.

A proposta tinha enganado boa parte dos alunos.

C) Ela seria premiada pelo Comitê Olímpico Internacional.

O Comitê Olímpico Internacional tê-la-ia premiado. (O Comitê Olímpico Internacional a teria premiado)