Psittacus

REDAÇÃO PARA PLATÃO E MATER DEI

 Esquema básico de um texto dissertativo-argumentativo

  • Título (sempre um título – não se esqueça)

1º Parágrafo  Introdução

TESE + argumento 1 + argumento 2

Desenvolvimento do 2º parágrafo

argumento 1

Desenvolvimento do 3º parágrafo

argumento 2

 5º parágrafo Conclusão

Expressão inicial + reafirmação do TEMA + observação final

MODELO

Título:

A necessidade de transformar o modelo escolar

INTRODUÇÃO

                De acordo com as características gerais de países subdesenvolvidos, o Brasil apresenta índices péssimos na educação: em 2013, segundo pesquisas da ONU, menos da metade da população brasileira tinha terminado o Ensino Médio. Esses índices são reflexos, principalmente, do modelo escolar do país que se dá de maneira maçante e desestimula grande parte dos estudantes.

DESENVOLVIMENTO – ARGUMENTO 1

                Horas sentados em cadeiras desconfortáveis, poucas possibilidades de expor opinião e regras rígidas são alguns dos fatores que determinam a grande evasão estudantil no Brasil. Isto é, o modelo de ensino aqui predominante afeta diretamente o interesse dos alunos: a falta de autonomia torna o processo maçante e repetitivo, desestimulando a permanência no espaço escolar.

DESENVOLVIMENTO – ARGUMENTO 2

                Somando-se às limitações impostas aos alunos, o sistema de ensino brasileiro carece ainda de temas humanísticos, que promovam uma efetiva emancipação do indivíduo e seu reconhecimento enquanto cidadão. Isso porque a grade curricular prevista não determina como obrigatório o ensinamento de tópicos cujo cunho seja a prática social, entre eles os princípios básicos dos Direitos Humanos. Reforça-se, assim, uma lógica distante das experiências de vida contemporâneas aos alunos e também futuras.

CONCLUSÃO (POSSÍVEL SOLUÇÃO)

                Caso se vislumbre uma transformação positiva, cabe ao MEC uma revisão da grade curricular ultrapassada, de modo que se passe a contemplar as expectativas dos alunos, além de suas realidades imediatas e futuras. As escolas, enquanto detentoras de alguma autonomia, podem também rever suas metodologias de ensino, investindo na formação de professores e em seu maior preparo para lidar com as demandas atuais dos jovens. Uma inovação tanto de forma quanto de conteúdo, talvez, desperte um interesse até então inexistente por parte de muitos dos estudantes brasileiros.

 

TAREFA – Entregar no dia 30 de outubro, segunda-feira. 1ª. aula Colégio Mater Dei / 5ª. aula – Colégio Platão.

Redija um texto dissertativo-argumentativo, seguindo os padrões dos exemplos acima citados. Quatro parágrafos, dispostos como no modelo dado. Seu texto deverá ter de 20 a 25 linhas. Tinta azul ou preta, boa letra e com título. Veja a proposta:

CRIMINALIDADE ENTRE OS JOVENS NO BRASIL

 

TEXTO DE APOIO

A Criminalidade entre os jovens

                O aumento da criminalidade entre os jovens é um problema social que vem preocupando os brasileiros. Essa dura realidade vem agravando-se devido a falta de uma estrutura familiar e do aumento de violência dentro da própria família. As drogas ilícitas também passaram a ser um motivo determinante para o aumento da criminalidade, tornando-se a porta de entrada para o mundo do crime.

                A educação e a formação de um jovem começam em casa já nos primeiros anos de vida. Uma boa formação escolar, bons exemplos familiares são essenciais para uma boa formação. A criança que não tem uma boa estrutura familiar e seguidamente presencia atos de violência dentro da própria família, provavelmente transferirá esses exemplos para sua vida futura. Acompanhamentos periódicos das crianças nas escolas, divisão de tarefas familiares, orientações pedagógicas de se viver em coletividade, sociabilidade e igualdade são fundamentais para um bom desenvolvimento, somadas a um bom convívio familiar, de amor, carinho, respeito e limites.

                As drogas são hoje um dos principais fatores do aumento da criminalidade entre os jovens, pelo fácil acesso e o baixo custo para sua aquisição. Após a entrada ao mundo das drogas os jovens passam a se tornarem vítimas dos próprios traficantes que os usam como instrumento de trabalho. O vínculo com esses traficantes e o vício que adquirem com o uso dos entorpecentes os torna escravos dos próprios bandidos. Com o tempo acabam tornando-se devedores de grandes traficantes e com isso acabam cometendo delitos, como furto ou roubo para adquirir dinheiro e quitar suas dívidas.

                O envolvimento dos jovens em grandes quantidades de crimes se tornou um problema sério a ser resolvido. Devemos unir forças e atenção especial das famílias, redes de ensino, órgãos judiciais e governantes com o objetivo de propiciar uma juventude mais segura, com mais educação e mais oportunidades de trabalho, visando dessa forma diminuir o índice de jovens no meio dos crimes.