Psittacus

PARA TREINAR

TRABALHO DE PORTUGUÊS

Aluno(a) ………………………………………………………………………..  3ª. série

Teoria do banheiro

Fernando Martins

                A reabertura do Mineirão, estádio de Belo Horizonte reformado para a Copa do Mundo, foi caótica: trânsito confuso no entorno, lanchonetes fechadas, falta de água nos bebedouros e, como costuma ocorrer nesse tipo de situação, banheiros sujos. Sanitários em condições inadequadas costumam ser o primeiro sintoma de má gestão de um espaço de uso coletivo. Por vezes, nada mais parece estar errado naquele local. Mas um banheiro inexistente, mal dimensionado ou sem limpeza é um alerta de negligência e de falhas de  administração. Isso vale para estádios, empresas, escolas, universidades, repartições públicas, casas noturnas, áreas de lazer.

                Todo ser humano tem necessidades fisiológicas. A civilização levou milênios para inventar o sanitário e, assim, garantir privacidade nesse momento socialmente embaraçoso. Ofertar bons banheiros, portanto, é importar-se com a dignidade do outro – de seu cliente, de seus funcionários, de seus eleitores.

                Por outro lado, um WC inexistente, em más condições ou subdimensionado indica que o outro não é uma preocupação central do responsável pelo espaço. Nesse sentido, a ausência de banheiros públicos nas cidades brasileiras é reveladora do descaso do Estado com o cidadão, algo que se revela de forma mais contundente nas deficiências de outros serviços.

                Deve-se ponderar, contudo, que há gestores públicos e privados que se importam com as pessoas. Mas que, ainda assim, não conseguem sanar eventuais deficiências nos banheiros que administram. Nesse caso, trata-se de uma questão de incapacidade gerencial. Não conseguir prever quando o sanitário precisa receber novos rolos de papel higiênico, por exemplo, revela de forma inequívoca um desconhecimento de regras básicas de estoque e reposição.

                Esses dois fatores – descaso deliberado em relação ao outro ou simples deficiência administrativa – são potenciais causadores de problemas. Muitas vezes graves. E um banheiro sujo pode ser o primeiro alerta.

                Quem já frequentou casas noturnas e bares sabe que uma expressiva parcela desses estabelecimentos não consegue manter os sanitários limpos durante a noite toda. Normalmente, há muitos frequentadores e poucos banheiros. E a manutenção é insuficiente para deixá-los higiênicos. É possível supor que essa mesma desatenção seja estendida à segurança dos clientes – algo corriqueiro, como demonstra o recente fechamento de dezenas de casas noturnas ao redor do país após a tragédia da boate Kiss, de Santa Maria (RS).

                Talvez seja necessário dar mais atenção aos banheiros. Ao conhecê-los, de certa forma são desvendadas as entranhas de uma instituição.

 

Questão 01Pela característica, podemos afirmar tratar-se de um texto opinativo em que o autor expõe, aos olhos do leitor, o que pensa sobre determinado assunto. Qual é o tema central defendido por Fernando Martins em sua matéria?  (1,0 ponto)

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Questão 02No trecho “Esses dois fatores – descaso deliberado em relação ao outro ou simples deficiência administrativa – são potenciais causadores de problemas. Muitas vezes graves.” Na sua opinião, qual é o problema mais grave? Defenda sua visão à luz daquilo que se diz no texto. (1,0 ponto)

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Questão 03- Que desejou dizer o autor com a passagem de encerramento do texto “Ao conhecê-los, de certa forma são desvendadas as entranhas de uma instituição.” ? (1,0 ponto)

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Questão 04Na passagem “Nesse sentido, a ausência de banheiros públicos nas cidades brasileiras é reveladora do descaso do Estado com o cidadão, algo que se revela de forma mais contundente nas deficiências de outros serviços.”, há três palavras acentuadas graficamente. Justifique o emprego do acento gráfico em cada uma delas. (1,0 ponto)

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Questão 05- No trecho “Nesse caso, trata-se de uma questão de incapacidade gerencial.” – que tipo de sujeito encontramos? Explique sua resposta. (1,0 ponto)

 

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  01) Ninguém na família tocava qualquer instrumento. “ O elemento em destaque acima exerce a mesma função sintática que o elemento grifado em: (0,5 ponto)

a) Mas sei que veio firme

b) Eu não sei.

c) …o desenvolvimento musical torna-se necessário.

d) … sanfoneiros itinerantes que passavam por Itabaiana…

e) Eu digo isso porque eu também…

02) “O livro foi oferecido a todos os editores nacionais, de todos recebeu um não seco …“

O segmento em destaque na frase acima exerce a mesma função sintática que o elemento grifado em: (0,5 ponto)

a) … o que consolidou sem dúvida a posição do estreante

b) … quando não me deram o calado como resposta.

c) Seu primeiro livro – Menino de engenho – é chave de uma obra

d) O escritor mesmo, certa vez, em artigo de jornal, contou alguma coisa a respeito do livro de estreia

e) … que ficará definitivamente encerrado com o aparecimento de Usina, em 1936.

03) Ambos os elementos sublinhados desempenham a função de sujeito no seguinte caso: (0,5 ponto)

a) Eles nada sabem sobre as estrelas quealguns dizem já ter visto por revelação dos deuses.

b) É certo que ela morreráEla suspeita disso e tem medo.

c) Como sugeriu o apóstolo Paulo, a verdade está subordinada à bondade.

d) E ele dirá: “Você me faz essa pergunta porque você está com medode morrer”.

e) Está configurada uma situação éticaQue é que o médico vai dizer?

04) “a que ponto a astronomia facilitou a obra das outras ciências…“ O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima está empregado em: (0,5 ponto)

a) … astros que ficam tão distantes …

b) … a astronomia é uma das ciências …

c) … a ação nos proporcionou um espírito …

d) … de cuja importância ninguém duvida …

e) … seu corpo não passa de um ponto obscuro …

05) “Donos de uma capacidade de orientação nas brenhas selvagens […], sabiam os paulistas como… “

O segmento em destaque na frase acima exerce a mesma função sintática que o elemento grifado em: (0,5 ponto)

a) Nas expedições breves serviam de balizas ou mostradores para a volta.

b) Às estreitas veredas e atalhos […], nada acrescentariam aqueles de considerável…

c) Só a um olhar muito exercitado seria perceptível o sinal.

d) Uma sequência de tais galhos, em qualquer floresta, podia significar uma pista.

e) Alguns mapas e textos do século XVII apresentam-nos a vila de São Paulo como centro…

06)“… constava simplesmente de uma vareta quebrada em partes desiguais… “
O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima está empregado em: (0,5 ponto)

a) Em campos extensos, chegavam em alguns casos a extremos de sutileza.

b) … eram comumente assinalados a golpes de machado nos troncos mais robustos.

c) Os toscos desenhos e os nomes estropiados desorientam, não raro, quem…

d) Koch-Grünberg viu uma dessas marcas de caminho na serra de Tunuí…

e) … em que tão bem se revelam suas afinidades com o gentio, mestre e colaborador…

07) “… 43,9% do território amazônico está protegido. “ O elemento em destaque exerce na frase acima a mesma função sintática que o segmento grifado exerce em: (0,5 ponto)

a) … Amapá, Roraima, Pará e Amazonas possuem mais da metade de seu território nessa categoria.

b) E, de fato, a taxa de desmate de 1998 a 2009 é a menor nas terras indígenas

c) Terras indígenas e unidades de conservação contribuem de modo quase parelho para o número total de áreas protegidas na Amazônia.

d) … nas quais é possível a extração controlada de madeira, por exemplo…

e) Quase metade da Amazônia brasileira pertence hoje à categoria de área protegida por lei contra a devastação

08) Em qual alternativa a passagem A QUEM é um objeto indireto? (0,5 ponto)

a) Estava ali o homem a quem nós devíamos respeito.

b) O funcionário a quem a instituição premiou veio do Ceará..

c) Aquela criança a quem destinaram uma verba foi levada pelas águas da enchente.

d) Todos os as crianças a quem encontramos já estavam vacinadas.

e) O autor a quem convidamos acaba de chegar ao salão..

09)“Graças aos avanços na medicina e na agricultura, as previsões funestas de Malthus não se confirmaram … “

O segmento grifado exprime, em relação à afirmativa seguinte, noção de (0,5 ponto)

a) condição.

b) tempo.

c) proporção.

d) causa.

e) finalidade.

10Nascidas do povo mais humilde do Brasil, as Escolas afirmam a vocação dos brasileiros, de todos os brasileiros, para a grandeza. “

A oração grifada acima tem sentido …… e, ao reescrevê-la com o emprego da conjunção adequada, a oração resultante deverá iniciar-se por …… .

As lacunas estarão corretamente preenchidas, respectivamente, por: (0,5 ponto)

a) final – Para que tivessem nascido

b) temporal – Enquanto tinham nascido

c) concessivo – Ainda que tenham nascido

d) consecutivo – Desde que tenham nascido

e) condicional – Caso tenham nascido