Psittacus

PARA 2A. SÉRIE – PARA 11 DE AGOSTO

TAREFA DE REVISÃO.

Veja bem estas funções: sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, adjunto adnominal, predicativo do sujeito, aposto, vocativo, adjunto adverbial de tempo – de lugar – de intensidade – de modo – de negação. Muito bem, agora é para copiar.

Copie a passagem numerada e dê a função sintática relacionada acima.

COPIAR E FAZER:

Qual a função sintática do  trecho em destaque?

  • 01-Os alunos estrangeiros vieram de manhã. …………………………………………………………
  • 02-Jocinaldo, prefeito de Caicó, viajou ontem. ……………………………………………………….
  • 03-Chegaram por aqui os soldados romanos. ………………………………………………………..
  • 04-Madalena, onde estão os sapatos de Júlia?  ……………………………………………………….
  • 05-Sei que deram atenção às crianças. ………………………………………………………
  • 06-Esconderam os livros na biblioteca. ……………………………………………………..
  • 07-Felizmente, achamos as crianças no jardim. …………………………………………………….
  • 08-Jamais tenha em sua casa tais livros. ………………………………………………………
  • 09-As crianças tinham carência de estudo.           ………………………………………………………
  • 10-As obras do viaduto continuavam lentas. ………………………………………………………

Qual a função sintática representada pela oração em destaque: sujeito – objeto direto, objeto indireto, predicativo, aposto, complemento nominal?

  • 01-Conta-se que nem todos fizeram as tarefas pedidas.        ………………………………………
  • 02-Joca tinha certeza de que venceria a partida. ………………………………………
  • 03-Nosso desejo é que todos tenham boias notas. …………………………………….
  • 04-Tenho uma proposta: que todos voltem amanhã pela manhã. ………………………………
  • 05-Necessito de que você esteja aqui amanhã.                             ……………………………………
  • 06-Os alunos sabiam que não haveria a quinta aula. ………………………………….

Qual a diferença semântica entre o trecho 1 e o 2?  (O que se diz?)

  1. Os livros que tinham lombada amarela foram levados para a biblioteca.
  2. Os livros, que tinham lombada amarela, foram levados para a biblioteca.