Psittacus

PARA 2A. SÉRIE – EXERCÍCIOS SOBRE O “QUE”

01- Relacione as colunas quanto às funções de que:

I – Conjunção coordenada explicativa

II – Conjunção coordenada alternativa

III – Pronome interrogativo

IV – Substantivo

V – Interjeição

a) ( ) Trabalhe muito, quealcançará o sucesso.

b) ( ) Está notícia tem um quêde fantasiosa.

c) ( ) Um queoutro cliente, atraído pela promoção, entrou na loja hoje.

d) ( ) Quê! Não acredito que ela fez isso!

e) ( ) Queperguntas foram feitas ao professor?

 

 

02- Assinale a única alternativa em que “que” é uma conjunção subordinativa integrante.

a) ( ) Quenotícia animadora você acaba de me dar!

b) ( ) Ele me olhou com um quêde ironia.

c) ( ) Queestúpido fui em acreditar naquela proposta!

d) ( ) Queremos quetodos compareçam ao casamento.

e) ( ) Ficamos tão contentes com a música, quenão nos importamos com o ambiente da apresentação.

 

 

03- Leia o texto: Entre a sociedade, a empresa e o Estado, está o profissional contábil, que, por sua vez, é o elo entre Fisco e contribuinte. É de fundamental importância que esse profissional aprimore seu entendimento tributário, percebendo sua necessidade. Ratifica-se, assim, o conceito de que a conscientização tributária pode representar um ponto de partida para a formação cidadã como uma das formas eficazes de atender às demandas sociais, com maior controle sobre a coisa pública. (L. 45-53)

As ocorrências do QUE no período acima classificam-se, respectivamente, como:

a) ( ) pronome relativo – pronome relativo – pronome relativo

b) ( ) pronome relativo – conjunção – conjunção

c) ( ) conjunção – conjunção – conjunção

d) ( ) conjunção – pronome relativo – pronome relativo

e) ( ) pronome relativo – pronome relativo – conjunção

 

 

04- Leia o texto: É bom lembrar que a ciência cria modelos que descrevem a realidade; esses modelos não são a realidade, só nossas representações dela. As “verdades” que tanto admiramos são aproximações do que de fato ocorre. (L. 64-68)

As ocorrências do QUE no período acima classificam-se corretamente como:

a) conjunção – pronome relativo – pronome relativo – pronome relativo

b) conjunção – pronome relativo – conjunção – conjunção

c) conjunção – pronome relativo – pronome relativo – conjunção

d) pronome relativo – conjunção – pronome relativo – conjunção

e) pronome relativo – conjunção – pronome relativo – pronome relativo

 

 

05– Complete as frases com “QUE” ou “QUÊ”:

a) __________história incrível você acaba de escrever!

b) Estude sempre, _______ você verá os frutos do seu esforço.

c) A letra ________ é a décima sétima letra do alfabeto.

d) _________! Não acredito que isso aconteceu!

e) _________ inocentes fomos em acreditar nas suas desculpas!

 

 

06- Assinale a única alternativa em que o “QUE” foi utilizado adequadamente.

a) Você falou o que?

b) Esta novela tem um que de comédia.

c) Temos que escrever bons textos.

d) Que! Você vai viajar?

e) Ele disse não sei o que.

 

 

07- Assinale a única alternativa em que o “QUE” é um substantivo:

a) Comprei o livro que eu procurava

b) O que é que você disse?

c) Havia onze quês naquele parágrafo.

d) Queríamos que todos comparecessem à reunião.

e) O quê? Não acredito nisso!

 

 

08- Na frase:

“O político roubou!!! O quê que é isso?”

Há um erro de acentuação no vocábulo “quê”; a frase em que ocorre o mesmo erro ortográfico é:

a) Há um quê de estranho em tudo isso.

b) Os políticos roubam, por quê?

c) O quê? Não estou escutando bem…

d) O quê da palavra “quero” está mal grafado.

e) Por quê você não veio, por quê?