Psittacus

GABARITO TAREFA DE SALA – PREPARAÇÃO PARA PROVA

 

CORRIGINDO

Adeus à novela

  • Passei(1) os últimos meses escrevendo a novela Eta mundo bom!, exibida pela TV Globo. Novela demanda(2) tempo e esforço. Inicialmente, entrega-se uma sinopse, com a trama, os personagens e cenários. É um momento em que não se pode errar. Em cima da sinopse é definido o orçamento. São construídos os cenários e contratados os atores. Se, mais tarde, eu quiser inventar um hospital, por exemplo, não há como construí-lo na cidade cenográfica repleta de gravações. É possível fazer externas, em hospitais reais. Fica difícil em novela de época, como Eta mundo bom!, que se passava(3) no final dos anos 1940. É preciso ter uma boa ideia da trama e de suas necessidades. Mas é um momento criativo, onde tudo é definido. Principalmente o tom da história. No caso, foi mais fácil, com a magnífica direção do Jorge Fernando, com quem já trabalhei(4) muito e que entende perfeitamente meu texto.
  • Quando a novela vai ao ar, não se pode perder o ritmo. Em uma novela das 6, como Eta mundo bom!, são mais de 20 páginas por dia. Na novela das 9, o número ultrapassa(5) as 30. Se eu e minha equipe perdermos(6) um dia, não há como recuperar. Impossível escrever 50 páginas sem desmaiar sobre o teclado. E, ainda mais, cativantes! É árduo, mas apaixonante. Os personagens tomam forma. Quando eu, como autor, assisto à novela, eles se incorporam (7) a minha vida como pessoas reais.
  • Eles “conversam” comigo, a toda hora, na minha cabeça. Calma. Parece uma incorporação espírita, mas não é. (Nada contra os espíritas, só que é diferente.) Quanto melhor um personagem, mais ele assume sua própria personalidade. “Briga” comigo, se quero levá-lo para um caminho com que não concorda(8). Vejam bem, não estou falando de conversa com os atores. Toda relação autor-personagem ocorre no imaginário. O personagem torna-se uma pessoa com quem partilho a vida. Na novela, são entre 40 e 50. Passei a “conversar” com eles todos os dias!  A novela foi baseada no filme Candinho, de Mazzaropi. Mas o roteiro de Abilio Pereira de Almeida inspirava-se em Cândido, de Voltaire. Um livro do século XVIII foi a base de um estrondoso sucesso na televisão atual, sem falsa modéstia. Mas, feitas as homenagens a Voltaire e Mazzaropi, devo dizer que os personagens se tornaram(9) meus. Tenho o hábito de escrever de noite e na madrugada. Ao terminar o capítulo,  não conseguia desligar, porque eles continuavam(10) NESSE processo meio doido, cada um conta sua história, fala de suas emoções, revela SEUS caminhos. Eu só ponho no papel.

EXERCÍCIOS PARA PREPARAÇÃO DE PROVA:

 

  • Liste os verbos em negrito e sublinhados, dizendo-lhes o tempo e o modo (são 10)
  • No texto há cinco passagens postas em itálico e sublinhadas. São trechos ligados ao advérbio. Classifique cada uma delas (advérbio ou locução adverbial), dizendo-lhe que circunstância indicam (tempo, modo, pessoa, lugar…)
  • No texto há duas palavras postas em CAIXA ALTA. Destaque-as, explicando a razão de sua existência no contexto. O que elas são e para que servem.

 

  • O tempo e o modo dos verbos postos em destaque:

 

  • Passei(1)……………………………..pretérito perfeito do indicativo
  • demanda(2)………………………… presente do indicativo
  • passava(3) ………………………….. pretérito imperfeito do indicativo
  • trabalhei(4)…………………………. pretérito perfeito do indicativo
  • ultrapassa(5)……………………….. presente do indicativo
  • perdermos(6) ……………………… futuro do subjuntivo
  • incorporam (7) …………………….. presente do indicativo
  • concorda(8). ……………………….. presente do indicativo
  • tornaram(9) ………………………… pretérito perfeito do indicativo
  • continuavam(10) ………………….. pretérito imperfeito do indicativo

 

 

02- Termos postos em itálico e sublinhados:

 

  • Inicialmente, ………………………………. advérbio de modo (tempo) – os dois se aplicam ao termo
  • mais tarde …………………………………. locução adverbial – tempo
  • não …………………………………………. advérbio – negação
  • de noite ……………………………………. locução adverbial – tempo
  • no papel …………………………………… locução adverbial – lugar

 

 

03-Palavras postas em CAIXA ALTA:

 

  • NESSE – pronome com função de termo de coesão textual, recuperando o referente de que os personagens continuavam vivos.
  • SEUS – pronome com função de termo de coesão textual, recuperando o referente dos personagens que continuam vivos.