Psittacus

2ª SÉRIE – ESTRUTURA DA PALAVRA

TAREFA


Aluno ………………………………………………………………. …..2ª. série ….No. …


01. Assinale a opção em que nem todas as palavras possuem o mesmo radical:


a) noite, anoitecer, noitada;


b) luz, luzeiro, alumiar;


c) incrível, crente, crer;


d) festa, festeiro, festejar;


e) riqueza, ricaço, enriquecer.


 


02. A série em que os vocábulos enumerados se relacionam porque provêm da mesma raiz é:


a) florescer, flandres, florear;


b) pousada, aposentado, cômodo;


c) reger; regulamento; regra;


d) corte; percurso; correr;


e) angústia; ângulo; anjo.


 


03. Assinale oca única opção em que ocorre variante do radical:


a) dizer, dizes, dizia;


b) faço, fazes, façamos;


c) amaria, amavas, amou;


d) quero, queres, querias;


e) vencia, venceste, vence.


 


04. Assinale a opção em que há erro na identificação do elemento mórfico grifado:


a) compostas: desinência de feminino;


b) quadrar: radical;


c) adotar vogal temática;


d) pareceram: vogal temática;


e) influência: desinência de feminino.


 


05. Vocábulo onde existe desinência de gênero:


a) segredo;


b) curiosidade;


c) força;


d) verbo;


e) alheia.


 


06. Assinale a alternativa sem desinência modo-temporal:


a) aplaudias;


b) acordou;


c) faltarás;


d) vendam;


e) cobrasses.


 


7. Assinale a opção em que se caracterizou erroneamente o elemento mórfico em destaque.


 


a) Ameaçam – M – desinência número-pessoal


b) Seja – A – desinência modo-temporal


c) Maneira – A – desinência de gênero.


d) Informe – IN – prefixo.


e) Pode – E – vogal temática.


 


8.FAREJANDO apresenta em sua estrutura:


 


a) radical farej – vogal temática a – tema fareja – desinência ndo.


b) radical far – tema farej – vogal temática e – desinência ndo.


c) radical fareja – vogal temática a – sufixo ndo.


d) tema farej – radical fareja – sufixo ndo.


 


 


9. Em .. CONHECENDO nosso medo… ,o vocábulo sublinhado apresenta em sua estrutura os seguintes elementos mórficos:


 


a) o radical conhece, o prefixo ndo.


b) o radical ndo, o tema conhece, a vogal temática e.


c) o prefixo con, o radical conhece, a vogal temática e. a desinência ndo.


d) o radical conhec, a vogal temática e , o tema conhece , a desinência ndo


 


10. Analise atentamente o poema a seguir, atentando-se para as questões pertinentes ao mesmo:


 


                                                    F o r m a


                                                  R e f o r m a


                                                  D i s f o r m a


                                                 T r a n s f o r m a


                                                   C o n f o r m a


                                                      I n f o r m a


                                                        F o r m a


 


Indique a classe gramatical a que pertence o radical e as demais palavras que dele se originaram.


 


 


11. José Paulo Paes utiliza também de um recurso linguístico relacionado à estrutura das palavras. Veja:


 


         Seu metaléxico


          economiopia


          desenvolvimentir


          utopiada


          consumidoidos


          patriotários


          suicidadãos


        (Os melhores poemas de José Paulo Paes)


 


O poeta, usufruindo-se de sua habilidade artística, cria um jogo de palavras a partir de outras já existentes na língua. Analise cada verso,  indicando as palavras de origem (escreva na frente da palavra).


 


12. Considere as seguintes significações:


 


NOVE ÂNGULOS – GOVERNO DE POUCOS – SOM AGRADÁVEL –  DOR DE CABEÇA


      


Escolha a alternativa cujas palavras traduzem os significados apresentados acima:


 


a) pentágono, plutocracia, eufonia, mialgia


b) eneágono, oligarquia, eufonia, cefalalgia


c) nonangular, democracia, cacofonia, dispneia


d) eneágono, aristocracia, sinfonia, cefalalgia


e) hendecágono, monarquia, sonoplastia, cefaléia


 


13. Veja o texto abaixo


 


 lista-substantivo


 


  






   Qual é o efeito de sentido obtido, nesse contexto, com a expressão velhos amigos?


 


   Do ponto de vista da forma e da função das palavras, o que se pode dizer sobre essa mesma expressão conforme utilizada nesse texto?