Psittacus

TERCEIRÃO – ARTIGO DE OPINIÃO – 18 DE JUNHO

Tema: Leitura

 

Tema: A importância da leitura na formação do indivíduo.

A leitura tem um papel fundamental na vida escolar ou acadêmica das pessoas, mas o que vemos é que ela acaba sendo esquecida quando saímos dessas esferas de ensino. Redija um artigo de opinião sobre o tema ―A importância da leitura na formação do indivíduo”, reflita sobre o valor da leitura na vida das pessoas e que benefícios ela traz para o desenvolvimento do ser humano. Envie pera profzumas@bol.com.br até o dia  18 de junho. Não se  esqueça de colocar seu nome e turma a que pertence (G1 – G2 ou D)

TEXTO I

A leitura dissolve a ignorância.

O hábito de ler é de suma importância na vida de cada pessoa, porque é através da leitura que a sociedade descobrirá mais sobre o seu mundo, e cada indivíduo, saberá mais sobre si mesmo. Durante a leitura a pessoa descobre um mundo novo, cheio de coisas, até então desconhecidas, e ao final de cada livro, ela já terá adquirido novos conhecimentos e ideias, que certamente expandirão seus horizontes.

[…]

Somente a leitura é capaz de proporcionar a contemplação de mundos, até então inimagináveis, além de ser uma forma pura de adquirir conhecimento; porque não há conhecimento a ser desprezado. Toda forma de saber, e se informar, é sempre bem-vinda.

[…]

A leitura tem a função primordial de despertar e proporcionar conhecimentos básicos que venham contribuir para a construção integral da vida de um indivíduo na sociedade, e no seu exercício de cidadania. A falta de tempo não é desculpa, principalmente, quando já se sabe que apenas a leitura oferecerá vários conhecimentos e vários aprendizados.

[…]

É preciso ler e compreender, para poder opinar, criticar e modificar situações. Diante de tudo isso, sabe-se que o mundo da leitura, pode transformar e enriquecer, cultural e socialmente, o ser humano.

Adaptado.

Disponível em: http://www.gazetadebeirute.com/2013/08/a-leitura-dissolveignorancia.html Acesso em: 02 de março de 2019.

TEXTO II

Por que o brasileiro lê pouco?

Além de a leitura não vir de casa, a escola mais atrapalha que ajuda. Fiquemos com a resposta da maior autoridade no mundo, a Unesco. Para o setor da ONU que cuida de educação e cultura, só há leitura onde: 1) ler é uma tradição nacional, 2) o hábito de ler vem de casa e 3) são formados novos leitores.

O problema é antigo: muitos brasileiros foram do analfabetismo à TV sem passar na biblioteca. Para piorar, especialistas culpam a escola pela falta de leitores.

―Os professores costumam indicar livros clássicos do século 19, maravilhosos, mas que não são adequados a um jovem de 15 anos‖, diz Zoara Failla, do Instituto Pró-Livro.

―Apresentado só a obras que considera chatas, ele não busca mais o livro depois que sai do colégio.‖

Muitos educadores defendem que o Brasil poderia adotar o esquema anglo-saxão, em que os clássicos são um pouco mais próximos, dos anos 50 e 60, e há menos livros, que são analisados a fundo.

Mas aí teria de mudar o vestibular e o Enem, é isso já é outra história.

Texto adaptado. Disponível em: https://super.abril.com.br/cultura/por-que-o-brasileiro-le-pouco/ Acesso em: 02 de março de 2019.

TEXTO III

44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro, aponta pesquisa

Há um pouco mais de leitores no Brasil. Se em 2011 eles representavam 50% da população, em 2015 eles são 56%. Mas ainda é pouco. O índice de leitura, apesar de ligeira melhora, indica que o brasileiro lê apenas 4,96 livros por ano – desses, 0,94 são indicados pela escola e 2,88 lidos por vontade própria. Do total de livros lidos, 2,43 foram terminados e 2,53 lidos em partes. A média anterior era de 4 livros lidos por ano. Os dados foram revelados na tarde desta quarta-feira, 18, e integram a quarta edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil.

Realizada pelo Ibope por encomenda do Instituto Pró-Livro, entidade mantida pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (Abrelivros), a pesquisa ouviu 5.012 pessoas, alfabetizadas ou não, mesma amostra da pesquisa passada. Isso representa, segundo o Ibope, 93% da população brasileira.

Para a pesquisa, é leitor quem leu, inteiro ou em partes, pelo menos 1 livro nos últimos 3 meses. Já o não leitor é aquele que declarou não ter lido nenhum livro nos últimos 3 meses, mesmo que tenha lido nos últimos 12 meses.

A Bíblia é o livro mais lido, em qualquer nível de escolaridade. O livro religioso, aliás, aparece em todas as listas: últimos livros lidos, livros mais marcantes. 74% da população não comprou nenhum livro nos últimos três meses. Entre os que compraram livros em geral  por vontade própria, 16% preferiram o impresso e 1% o e-book. Um dado alarmante: 30% dos entrevistados nunca comprou um livro.

Para 67% da população, não houve uma pessoa que incentivasse a leitura em sua trajetória, mas dos 33% que tiveram alguma influência, a mãe, ou representante do sexo feminino, foi a principal responsável (11%), seguida pelo professor (7%).

Entre as principais motivações para ler um livro, entre os que se consideram leitores, estão gosto (25%), atualização cultural ou atualização (19%), distração (15%), motivos religiosos (11%), crescimento pessoal (10%), exigência escolar (7%), atualização profissional ou exigência do trabalho (7%), não sabe ou não respondeu (5%), outros (1%). Adolescentes entre 11 e 13 anos são os que mais leem por gosto (42%), seguidos por crianças de 5 a 10 anos (40%).

Aos não leitores, foi perguntado quais foram as razões para eles não terem lido nenhum livro inteiro ou em partes nos três meses anteriores à pesquisa. As respostas: falta de tempo (32%), não gosta de ler (28%), não tem paciência para ler (13%), prefere outras atividades (10%), dificuldades para ler (9%), sente-se muito cansado para ler (4%), não há bibliotecas por perto (2%), acha o preço de livro caro (2%), tem dinheiro para comprar (2%), não tem local onde comprar onde mora (1%), não tem um lugar apropriado para ler (1%), não tem acesso permanente à internet (1%), não sabe ler (20%), não sabe/não respondeu (1%).

A leitura ficou em 10º lugar quando o assunto é o que gosta de fazer no tempo livre. Perdeu para assistir televisão (73%), que, vale dizer, perdeu importância quando olhamos os outros anos da pesquisa: 2007 (77%) e 2011 (85%). Em segundo lugar, a preferência é por ouvir música (60%). Depois aparecem usar a internet (47%), reunir-se com amigos ou família ou sair com amigos (45%), assistir vídeos ou filmes em casa (44%), usar WhatsApp (43%), escrever (40%), usar Facebook, Twitter ou Instagram (35%), ler jornais, revistas ou notícias (24%), ler livros em papel ou livros digitais (24%) – mesmo índice de praticar esporte.

Perdem para a leitura de um livro: desenhar, pintar, fazer artesanato ou trabalhos manuais (15%), ir a bares, restaurantes ou shows (14%), jogar games ou videogames (12%), ir ao cinema, teatro, concertos, museus ou exposições (6%), não fazer nada, descansar ou dormir (15%).

Texto adaptado.

Disponível em: https://www.burnbook.com.br/noticias/44-da-populacao-brasileira-nao-le-e-30-nuncacomprou-um-livro-aponta-pesquisa-retratos-da-leitura/ Acesso em 02 de março 2019.

 

TEXTO IV

Viver sem ler é perigoso... Te obriga a crer no que te dizem... | Toluna