Psittacus

TEXTO INSTRUCIONAL – TERCEIRÃO

Texto Instrucional

Você já deve ter dado instruções a alguém e, portanto, feito uso de um gênero textual muito veiculado socialmente. Trata-se do texto instrucional, presente nas bulas dos remédios, nas receitas de comida, nas instruções de jogos, nas instruções de como usar aparelhos eletroeletrônicos, de como utilizar novos programas de computador, etc.

O texto instrucional tem uma estrutura bem simples, o que permite a uma pessoa leiga no assunto em questão aprender a manusear ou a fazer uma coisa a partir de sua leitura. Essa é a intenção: ensinar aqueles que não sabem jogar um jogo, a jogar; ensinar aqueles que não sabem preparar um prato diferente, a preparar; ensinar as pessoas que tomam remédios, a tomá-los adequadamente.

Em alguns casos, os textos instrucionais servem para orientar pessoas em situações de emergência. Em situações como essas, é recomendável que a pessoa tenha acesso a instruções para resolver determinados problemas de forma bastante objetiva e clara. Daí a importância da estrutura dos textos instrucionais, que até na maneira como estão diagramados podem contribuir para facilitar a tomada de decisões.

As instruções configuram-se , habitualmente, com verbos no modo imperativo (misture, adicione, sirva…) ou com verbos no infinitivo (misturar, preparar…) é o que podemos observar na receita abaixo:

                Patê Rápido

Ingredientes

 

200 gramas de queijo branco light ou ricota

½ dente de alho passado pelo espremedor

1 colher de sopa de salsinha picada

½ xícara de creme de leite light sem soro

Sal a gosto

 

Modo de preparar

 

Com a ponta de um garfo, amasse o queijo branco. Adicione o creme de leite aos poucos e misture até obter uma consistência pastosa. Acrescente o alho, a salsinha e o sal. Misture tudo muito bem e sirva sobre torradas ou fatia de pão integral.

 

Exercício: Complete as lacunas do texto abaixo de acordo com os verbos adequados

Bolo de beterraba e chocolate

Ingredientes:

 

02 beterrabas médias descascadas e picadas

01 xícara de chá de óleo de milho

04 gemas

04 claras batidas em ponto de neve

02 xícaras de chá de farinha de trigo

02 xícaras de chá de açúcar

01 xícara de chocolate em pó

01 colher de sopa de fermento em pó

 

Modo de preparar – Use a pessoa VOCÊ.

 

………………..(bater)no liquidificador as gemas, a beterraba e o óleo. Num recipiente à parte, ………………(misturar) a farinha, o açúcar e o chocolate em pó. ………………(adicionar) a essa mistura os ingredientes batidos no liquidificador. ……………..(misturar) tudo muito bem e ……………………(acrescentar) as claras em neve. ……………….(mexer) delicadamente.(adicionar)……………….o fermento, mexa novamente e ……………..(levar)ao forno para assar em forma previamente untada e enfarinhada.

 

REGULANDO O FREIO DE MÃO – GOL – QUADRADO – 88

 

Você tem que ver o seguinte: primeiro regule o freio do carro com o cabo solto, solte toda a regulagem. Como fazer? Deixe solto o cubo com o carro levantado, vá dando regulagem na lona até encostar na panela e a roda girar livre. Depois de feito o trabalho com as duas rodas, aperte o cubo, trave a copilha e uma volta. Sinta se está segurando na traseira quando freia. Depois marcha à ré e freie para ajustar mais a regulagem automática. Use por uns dias assim, ou 1500 km que é para o freio não ficar vidrado. Em seguida, a regulagem do cabo até 4 dentes(se precisar, coloque calços como  porcas ou arruelas).

Se isso não resolver é porque as panelas podem estar fora de medida ou vitrificadas.  Se estiverem vitrificadas,  um passe de torno numa retífica (isso custa mais ou menos uns R$ 30,00).  Caso contrário,  a um  desmanche e compre o jogo de panela com cilindros e patins do Santana, vai dar certo.

CALIBRANDO SUA TV

 

A calibragem do aparelho deve levar em consideração não apenas as opções de regulagem disponíveis (cor, nitidez, contraste…), mas também a luminosidade do ambiente. Há reflexos diretos na tela da TV? Sua sala ou quarto tem muitas janelas? Qual é a potência das lâmpadas utilizadas? À noite, você costuma assistir a TV com as luzes apagadas ou acesas?

Considere também a distância do aparelho em relação ao sofá. Não existe um cálculo exato da distância que ele deve ficar, mas dá para estimar de maneira bem simples: meça a diagonal da tela do televisor e multiplique esta medida por três. Essa será a distância média que a TV deve ter em relação ao sofá.

 

SOM PARA O CARRO VIBRAR

 

No painel do carro regule seu cd player assim : aperte o botão loudness , depois regule o bass no + 3. Se o seu módulo tiver regulagem de ganho,  deixe ele em uns 30 % , naum esqueça de um protetor auricular ( plug no ouvido ),. Depois disso seu problema será “grave” , kkkkkkk.

TIRANDO MANCHAS DE BATOM

 

Para tirar mancha de batom, use a seguinte técnica: Coloque um pano limpo sobre a mancha e vire do avesso. Passe uma pasta de sabão em pó e água do lado avesso, forçando sobre o pano branco e mudando de lugar. Lave com um pano molhado, limpo e depois um pano bem seco.

Coloque detergente em cima da mancha, mas faça isso com o tecido seco. Esfregue bem e molhe para tirar o detergente. A mancha já saiu. Isto vale tanto para as manchas de café como de batom