Psittacus

2017 – 2a. SÉRIE – TAREFA 12

Aluno(a) ………………………………………………………………………………  No. …..    2ª.  série  …..

TAREFA 12

01- Justifique o porquê estar certa ou errada a opção de colocação pronominal

Eu sinto que dediquei-me à profissão errada.
  Certa
Errada

 

Os filhos se esquecem dos pais, quando envelhecem.
Certa
Errada

 

Me prepararei para o exame.
Certa
Errada

 

Traga-me um copo d’água.
Certa
Errada

 

Todos se assustaram com o estrondo.
Certa
Errada

 

Estou lhe enviando a ficha de inscrição.
Certa
Errada

 

Eles não arrependeram-se do que disseram.
Certa
Errada

 

Enquanto estiverem queixando-se injustamente, nada faremos para mudar a equipe.
Certa
Errada

 

Os homens que o procuraram estavam nervosos.
Certa
Errada

 

Sinto que os não entusiasmei com a palestra.
Certa
Errada

 

02- Aponte a alternativa correta segundo as instruções de cada questão:

QUESTÃO 1

(UFPB-2010) Quanto à organização sintático-semântica do fragmento “Ninguém ama tanto a vida como a pessoa que envelhece”, é CORRETO afirmar:

a) As formas verbais “ama” e “envelhece” exigem complemento.

b) O conectivo “como” introduz oração que expressa ideia de conformidade.

c) Os termos “Ninguém” e “vida” exercem a mesma função sintática.

d) A forma verbal “envelhece” tem como complemento o termo “pessoa”.

e) A oração “que envelhece” expressa ideia de restrição.

 

QUESTÃO 2

                                                                           Esparadrapo

 

Há palavras que parecem exatamente o que querem dizer. “Esparadrapo”, por exemplo. Quem quebrou a cara fica mesmo com cara de esparadrapo. No entanto, há outras, aliás de nobre sentido, que parecem estar insinuando outra coisa. Por exemplo,“incunábulo*”.

QUINTANA, Mário. Da preguiça como método de trabalho. Rio de Janeiro, Globo. 1987. p. 83.

*Incunábulo: [do lat. Incunabulu; berço]. Adj. 1- Diz-se do livro impresso até o ano de 1500./ S.m. 2 – Começo, origem.

 

A locução “No entanto” tem importante papel na estrutura do texto. Sua função resume-se em:

 

a) ligar duas orações que querem dizer exatamente a mesma coisa.

b) separar acontecimentos que se sucedem cronologicamente.

c) ligar duas observações contrárias acerca do mesmo assunto.

d) apresentar uma alternativa para a primeira ideia expressa.

e) introduzir uma conclusão após os argumentos apresentados.

 

 

QUESTÃO 3

Indique a alternativa na qual as palavras completam, corretamente, os espaços das frases abaixo.

 

O adultério foi _____________________ do Código Penal. O congestionamento na Avenida Paulista paralisou o _____________________ de veículos por duas horas. Ao beber e dirigir, o condutor está ___________________ as leis de trânsito. Os condenados foram presos em ____________________ ao tentarem assaltar uma residência.

 

a) descriminado – tráfego – infringindo – flagrante

b) descriminado – tráfico – infringindo – fragrante

c) discriminado – tráfego – infligindo – fragrante

d) descriminado – tráfego – infligindo – flagrante

e) discriminado – tráfico – infligindo – fragrante.

 

QUESTÃO 4

 

1) Os pacientes não entenderam o por que da demora no atendimento.

2) Por que todos os voos programados para hoje foram cancelados?

3) Porque chovia torrencialmente, todos os voos programados para hoje foram cancelados.

4) Entenda o porquê de tantos movimentos sociais no ano de 2013.

5) Não ir à aula hoje? Por quê?

 

Quanto ao emprego dos “porquês”, as expressões destacadas estão empregadas de maneira correta em:

 

  1. a) 1, 2, 3, 4 e 5.
  2. b) 2, 3, e 5.
  3. c) 2, 3, 4 e 5.
  4. d) apenas 1 e 4.
  5. e) 2, 4 e 5.